Review: Men's Life de Ayu Watababe por Amethyst

Mio com o time de vôlei da escola de Yuta. Essa imagem também é a capa do primeiro capítulo
 O que você faria se seu irmão gêmeo idêntico, subitamente, te pedisse para substituí-lo na escola e no time masculino de vôlei enquanto ele iria embora para outro país atrás do amor da vida dele? Apesar de estranha a pergunta, é exatamente o que aconteceu com Mio, uma jovem colegial que teve sua vida modificada com isso.

Yuta pedindo para Mio trocar de lugar com ele
A obra, em questão, é Men's Life, um shoujo de Ayu Watanabe (autora de L♥DK) e que foi lançado na Betsufure em 2018. A obra já está finalizada e conta com 4 volumes no total. A versão oficial em inglês pode ser lida tanto na plataforma online INKR quanto no portal/app KManga, que é de propriedade da própria Kodansha.

Mio é uma garota bastante inteligente, mas que, devido a um certo trauma (explicarei mais à frente), perdeu completamente a confiança nela e nos outros, a ponto de passar a estudar por correspondência. Ela é completamente o oposto de seu irmão gêmeo Yuta, que é super sociável e que, enquanto treinava em um parque junto com o time de vôlei da escola, conheceu uma jovem violinista e se apaixonou completamente por ela. Eles se deram muito bem, mas a família da violinista já estava com os preparativos para ir embora do país, para que a jovem pudesse estudar em uma escola especializada em música, bastante adiantado. Yuta, então, não pensou duas vezes em fazer essa proposta para a irmã enquanto ele ia embora, junto com a violinista, para o estrangeiro.

Apesar de ser uma proposta absurda, Yuta, mais que qualquer um, é o mais preocupado com o que aconteceu com a irmã e queria que ela voltasse a ser o que era antes. No passado, quando a Mio ainda frequentava escola presencialmente, ela acabou envolvida em um enorme mal entendido e sofrendo um enorme bullying só porque o rapaz mais popular (e mais lindo) da escola, que era colega de classe dela, lhe pediu um lápis emprestado. Só o fato dela ter emprestado o lápis para ele foi o suficiente para que todas as demais meninas da sala dela se enfurecessem com ela, lhe virassem as costas e, pra piorar, fosse humilhada por algumas delas! Desde esse dia, Mio parou de ir às aulas presencialmente, passou a estudar por correspondência e perdeu quaisquer confianças nas pessoas, incluindo a confiança nela mesma por achar que realmente havia feito algo de errado para que todo aquele bullying acontecesse. Por isso, quando ele fez a proposta para a irmã, eles bolaram a ideia de que seria a Mio quem iria viajar (e que ela poderia continuar os estudos mesmo fora) para que a mãe desse permissão e, quando o dia chegou, eles (os gêmeos) foram juntos ao aeroporto e, como eles pediram para a mãe deles não ir junto, lá, trocaram de lugar, com ele indo para fora do país e ela, agora mais idêntica ao irmão gêmeo, indo morar no dormitório da escola se passando por ele.

A adaptação dela, no início, foi um pouco complicada principalmente no que diz à socialização com os demais estudantes (sobretudo, os amigos do irmão, que ela sequer os conhecia). Pouco a pouco, ela começou a chamar a atenção pela sua PÉSSIMA performance nos treinos de vôlei (o oposto do seu irmão). Felizmente, os demais membros do time imaginaram que isso se devia a um possível "coração partido" pelo fato da violinista ter se mudado com a família para fora do país. Para piorar as coisas, na nova divisão dos estudantes no dormitório, ela foi colocada no mesmo quarto que Rin, DESAFETO DECLARADO DE YUTA!

Mio e Rin se encontrando pela primeira vez
Rin é um senpai um ano mais velho e capitão do time de vôlei. Como de costume, ele tratou "Yuta" como sempre o tratou e isso assustou Mio... a ponto dela começar a evitá-lo. Não demorou muito para que Rin percebesse que "havia alguma coisa fora do lugar" com relação ao "Yuta" que dividia o quarto do dormitório com ele... porém, a certeza dele só veio quando o verdadeiro Yuta veio visitar a irmã de surpresa e foi tomar banho, justamente na hora que Rin foi fazer o mesmo. Foi a hora que ele confrontou o verdadeiro Yuta e ameaçou contar à direção da escola sobre tudo o que estava acontecendo. Para a surpresa dele, o verdadeiro Yuta implorou para que ele não fizesse nada e contou tudo o que estava acontecendo, desde o passado da irmã até o que pretendia fazendo isso e pediu para que Rin a ajudasse. Mesmo achando tudo aquilo uma enorme maluquice, Rin acabou aceitando ajudar no plano, desde que Mio não soubesse que ele já estava ciente de seu segredo e de seu passado. Mio, agora, ganhou um importante aliado.

Rin, agora um "cavaleiro secreto de armadura brilhante" para a Mio, começou a ajudá-la secretamente com as coisas a ponto de chamar a atenção do restante do time de vôlei, que sabia que eles nunca se deram bem. Não demorou muito para que eles começassem as brincadeiras de que estariam secretamente juntos.

Mio sendo abraçada por Rin

Só que, estamos falando de um shoujo... e, como todo clichê óbvio que tem, Mio e Rin se apaixonam... e, depois de um tempo, ele revela que já sabia do segredo dela e eles finalmente ficam juntos ♥

Eles ainda passam um bocado de situações até o final da obra, que não é só linda tanto de traço quanto de acontecimentos (plot, enredo, etc), mas também nos leva a refletir sobre muitas coisas, como "o que você faria por amor?" e, principalmente, a refletir as marcas e traumas que o bullying deixam nas pessoas (assim como uma forma de superá-los, como Mio obviamente o faz)

Capa do último volume, com Rin e Mio de mãos dadas

Postagens mais visitadas deste blog

A relação de Anne de Green Gables com o Japão por Chihaya Ayase

Review: Calendar de Lígia Zanella por Elise de Clorance